domingo, 7 de maio de 2017

MAITRE PHILIPPE DE LYON, HOMEM DE DEUS

MAITRE PHILIPPE DE LYON 
Nizier Anthelme Philippe
(25 de abril de 1849, Loisieux, França/2 de agosto de 1905, L'Arbresle, França)
Um homem de Deus

Na história do pensamento esotérico cristão na França o nome de Maitre Phillippe de Lyon ( nome de nascimento Nizier Anthelme Philippe) aparece com destaque. Teve grande importância na vida dos principais nomes do espiritualismo francês como Sedir, Papus, Saint-Yves d'Alveydres e muitos outros. Fez centenas de curas e seu pensamento foi publicado em vários livros como o Evangelho de Maitre Philippe, em francês e outras línguas, inclusive o português. 



Um pensador cristão importante na França é o Maitre Philippe de Lyon (1849-1905) que influenciou toda uma geração de espiritualistas como Papus, Sédyr, Marques Saint-Yves d'Alveydre e um numeroso e influente grupo de discípulos.  A influência de Maitre Philippe ainda é grande na Europa e seus seguidores têm reeditado obras que falam sobre ele e também os seus ensinamentos conhecidos como EVANGELHO DE MAITRE PHILIPPE (existe edição atualizada de 2005 do livro).



Pensador profundamente voltado para uma interpretação esotérica do pensamento cristão, Philippe de Lyon era conhecedor da Kabala e seus segredos. Curou centenas de pessoas e tinha poderes magnéticos fantásticos que fez aproximar dele um enorme grupo de pesquisadores das ciências espirituais. Sua influencia também chegou ao Brasil e seus livros traduzidos para o português em 1958 por Sri Sevananda Swami.



Embora não tenha criado nenhuma escola iniciática, seus discípulos procuraram vivenciar seus ensinamentos em várias ordens espirituais européias como Ordem Kabalista da Luz, Ordem Rosa Cruz, Ordem Martinista, Ordem Templária, Amitiés Spirituelles e outras ordens maçônicas.
Amor ao próximo, devoção, perdão, cura de doenças: este são os pontos fundamentais que Philippe de Lyon pregava ao seu grupo de discípulos, procurando imitar o caminho do Mestre Jesus, o Cristo. Foi muito procurado por dirigentes de países europeus que queriam saber do futuro e orientação para manter a paz e o equilíbrio em seus reinos. O último czar da Rússia foi um dos convidou Maitre Philippe para ajudá-lo a neutralizar a influência de Rasputim no reino. Mas ele não seguiu os conselhos do espiritualista e seu país acabou vítima da revolta que originou a Revolução Bolchevique de 1917.


Anthelme Nizier Philippe nasceu em Rubathier município de Loisieux, numa quarta-feira (25.04.1849), e morreu numa quarta-feira (02.08.1905). Quando sua mãe engravidou foi visitar a Cura d’ ars que lhe revelou que o filho que estava no seu ventre será muito elevado. Com 14 anos mudou-se para LYON onde foi acolhido por seu tio Vachool.

“Ao nascer, trovões e relâmpagos anunciaram sua chegada, enquanto uma enorme estrela - a mesma que brilhará no dia do seu batismo fazia sua aparição no céu límpido. Já desde muito pequeno, bastava-lhe traçar com seu cajado um círculo na terra para que o gado não saísse de seus limites. Aos treze anos, realizava sua primeira cura. Nunca obteve o título de médico, e todos o consultavam. E as perguntas que lhe eram feitas respondia invariavelmente: “Eu estava lá quando houve a criação; e lá estarei no final“. “Jamais lhes disse que fui um dos apóstolos de Cristo. Sou um pobre pecador dos tempos de nosso senhor Jesus Cristo; eu estava com os apóstolos, isso é tudo”.
A França negou-lhe o diploma de doutor, mas foi reconhecido como médico honorário em Roma e a Academia Imperial de Medicina Militar de São Petersburgo lhe deu o título de doutor em Medicina. Raramente cobrava suas consultas e quando o fazia distribuía o dinheiro entre os necessitados. O pagamento que exigia era que o consulente perdoasse seus inimigos, pusesse fim a uma rixa, se comprometesse a não falar mal do próximo e se arrependesse sinceramente de uma falta cometida.
Havia um contraste muito grande entre seus ensinamentos, muito simples e seus vastos conhecimentos que constituíam uma ciência correta e universal. Isto lhe permitia um intercâmbio de opinião entre profissionais como advogados, botânicos, físicos e médicos aos quais assombrava com a identificação de uma planta desconhecida, uma antiga jurisprudência caída no esquecimento, o acerto em um diagnóstico ou a resolução de um problema aparentemente insolúvel. Em todos os casos, suas indicações são precisas e vão diretamente ao âmago da questão. A resposta a este enigma tornou-se mais difícil na medida em que, ao contrário do que seria de se esperar, em sua casa havia pouquíssimos livros, sendo todo o seu tempo livre investido no seu laboratório do que em leitura. Em seu laboratório desenvolvia incansavelmente seus profundos conhecimentos em matéria de química, alquimia e toda as suas aplicações. Ele construiu todos os aparelhos do seu laboratório. Um dos trabalhos mais importantes é o que relaciona as cores com os sons e sua influência sobre o organismo e afirmava: “ mais adiante, será possível curar certas enfermidades utilizando-se os sons correspondentes. Será muito simples”
Seu genro, doutor Emmanuel Lalande, casado com sua filha Vitoria, faz uma descrição das mais perfeitas da personalidade do sogro: “Era tão grande em conhecimentos, tão livre, que nenhuma de nossas medidas se adaptava a ele. Lógica, moral, sentimento familiar, todo isso não era para ele o que é para nós, porque a vida inteira se apresentava como um conjunto em que o passado e o futuro estavam ligados para formar um todo espiritual, do qual conhecia a natureza, a essência, as razões, as leis; em uma palavra, as engrenagens. E com seus feitos, suas curas morais e físicas, seus ato de ciência ou de milagre, proporcionavam as provas de que seus ensinamentos eram verdadeiros”.
Em sua casa na Rua Tête D’or atendia a muita gente e pedia que em sinal de agradecimento por sua cura cada um fizesse suas orações. Em meio a essa atmosfera de bondade, espiritualidade e confiança que ele sabia criar a seu redor, exige de cada um o cumprimento de um gesto de vontade que forje o caráter, que o modele, até conseguir vencer o egoísmo e transformar todas as tendências negativas em atos de amor ao próximo

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
1- HAEHL, Alfred. Vie et paroles du Maitre Philippe. Paris, ed. Dervy.
2- ACEVES, Octavio. Sete vidas esotéricas, ed. Nova era. Brasil.

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Por favor senhores eu faço pesquisas a muito tempo de ocultismo e esoterismo, é possível me colocarem em seu blog ?
    Meu email: robertoribeirodf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sebastião
    Deixo aqui uma dica de um livro de Sédir que foi recentemente traduzido para o português .Mística Cristã Esta a venda no clube de autores.boa leitura.
    https://clubedeautores.com.br/livro/mistica-crista

    ResponderExcluir